Aliados e o Eixo

3 nov

Aliados

Os países participantes da Tríplice Entente na Primeira Guerra Mundial foram depois basicamente os  mesmos Aliados da Segunda Guerra Mundial, inicialmente liderados pela França e pelo Reino Unido.

Em 1941, os E.U.A entram na guerra como Aliado, após o ataque japonês a Pearl Harbor, e fizeram um    acordo com Getúlio Vargas para enviar o Brasil para a batalha em troca da industrialização do país.   O Brasil então enviou as Forças Expedicionárias Brasileiras (FEB). Em 1941, a União Soviética juntou-se   aos Aliados, logo após o ataque alemão, que marcou a quebra do pacto nazisoviético.

Imensamente castigada com terríveis baixas (estima-se cerca de 27 milhões de seres humanos) e não obstante as diferenças ideológicas que possuía com os EUA e o Reino Unido, a URSS desempenhou papel decisivo na vitória aliada sobre a Alemanha Nazista.  

Os Aliados da Segunda Guerra Mundial foram os países que se opuseram as Potências do Eixo na Segunda Guerra Mundial. A União Soviética, os Estados Unidos e o Império Britânico eram as principais forças. A China, a Polônia e a França antes da sua queda e após a Operação Tocha foram também considerados grandes aliados, e o Brasil foi o único país latino-americano a enviar tropas para os campos de batalha europeus.

 

Datas em que cada País se juntou aos Aliados

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: